Cais da Fontinha Cais da Fontinha Cais da Fontinha Cais da Fontinha Cais da Fontinha

O Projecto

Situado na margem esquerda do Douro o Condomínio Cais da Fontinha apresenta-se como um dos mais exclusivos empreendimentos da zona, voltado para o anfiteatro da cidade do Porto.

História e Memórias

O Cais da Fontinha situa-se no sopé da encosta do Castelo de Gaia.
A propósito, João de Barros, escrivão da Câmara do rei D. João III. Escreveu:
“…está o castelo de Gaia em um lugar alto e mui aprazível(…) É tão antigo que dizem que o fundou Caio Júlio César.” O Castelo está historicamente ligado ao desenvolvimento da antiga povoação romana de CALE e, também, de uma outra, fundada no sopé do cerro, marginando com as águas do Douro, à qual foi dado o nome da Gaia.
Depois de séculos de bulício naval, seguiram-se décadas de abandono pela deslocalização da actividade portuária das estreitas margens da barra do Douro, desde as Ribeiras do Porto e da Gaia para a Alfândega e, dai para o moderno Porto de Leixões. Ficaram para trás as casas e grandes armazéns da margem de Gaia, mais isolados e bucólicos, protegidos do desenvolvimento urbano pela encosta escarpada e pela vegetação luxuriante.

O Empreendimento

Os seus Apartamentos e Espaços de Escritórios, todos diferentes, representaram um enorme desafio para se enquadrarem na construção preexistente. Além das paredes de fachada principal, permaneceram também muitas das paredes e arcadas interiores em pedra e parte da estrutura é ainda hoje construída em madeira.

O empreendimento do Cais da Fontinha recuperou um conjunto de armazéns e edifícios de habitação, respeitando a estética tradicional para inaugurar agora um conceito moderno, urbano, de qualidade e desenho arquitectónico excepcionais, em profunda comunhão com a natureza e com a história envolvente.
As 22 habitações, com características únicas e individuais, enquadram-se nas tipologias T0 a T3. Existem também 6 espaços destinados a escritórios e serviços, com áreas entre 75,5 e 315m2.

O Cais da Fontinha foi concebido para quem, realmente, busca um local único e especial para viver ou trabalhar.

Dados de Empreendimento

LOCALIZAÇAO: Zona Ribeirinha de Gaia
PROJECTO: Reconversão de antigos armazéns devolutos num empreendimento de habitações e espaços de comércio e
serviços de referência.
TIPOLOGIAS: de T0 a T3
HABITAÇÕES: 22
ESPAÇOS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS: 6
ESTACIONAMENTO: 42 LUGARES
PROMOTORA: SOARTA, Sociedade Imobiliária Soares da Costa S.A.
ARQUITECTURA: A.BURMESTER, Arquitectos Associados, Lda.
CONSTRUÇÃO: CONTACTO, Soc. de Construção S.A.